O que é fotossíntese e quais os passos?

A fotossíntese é o método de alimentação das plantas através da luz solar, o que se torna muito interessante de entender à fundo este feito.

Fotossintese 2

Conhecer um pouco mais as plantas é algo que faz com que qualquer ser humano se sinta honrado de fazer parte da vida na Terra e entender um pouco mais sobre suas técnicas de sobrevivência, assim como a fotossíntese se torna algo de outro mundo no universo das plantas.

O fenômeno do mundo vegetal

Todo mundo sabe que as plantas possuem um tipo diferenciado de se alimentar, de se reproduzir e de se manterem vivas, ela são, por muitas pessoas, consideradas como seres diferenciados e totalmente avançados dentro de sua cadeia alimentar.

Este mundo vegetal cria diversos tipos de expectativas diferentes entre os seres humanos que, por sua vez, acabam sendo até um pouco inferiores no quesito de sobrevivência. Assim, é de suma importância saber o que é fotossíntese e quais os passos feitos até a perfeição da ação.

O que é fotossíntese?

A fotossíntese nada mais é do que um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento e energia necessária para a sua sobrevivência.

Ela consegue, através da luz, criar seus próprios alimento e sobreviver de maneira única. O processo é um pouco complexo e constituído por uma serie de fenômenos. Assim, as plantas ganham ainda mais respeito do ser humano uma vez que estudadas com precisão e com totais condições de influencia o reino vegetal através de seus métodos de sobrevivências.

Como é feita a fotossíntese?

Fotossintese

A fotossíntese é feita através de 3 passos diferentes. O primeiro passo consiste na captação da energia solar. O segundo passo consiste em utilizar esta energia solar para decompor a água e produzir uma energia química.

O terceiro passo consiste na utilização da química para a formação de substâncias orgânicas, a partir do tão popular dióxido de carbono encontrado no ar. Então, as plantas se alimentam e passam a favorecer as suas raízes através deste processo, crescendo cada vez mais e se transformando em monumentos únicos da natureza.

A divisão da fotossíntese

Para compreender melhor, confira alguns termos técnicos que diferem as divisões do processo de fotossíntese das plantas em todas as suas etapas de produção desde o início. Veja:

Água + Dióxido de carbono + Luz > [através da clorofila] > açúcares + oxigénio

Absorção– “A absorção de água com sais minerais dissolvidos - seiva bruta - pela zona pilosa da raiz”.

Transporte– “A subida da seiva bruta pelo caule, até às folhas, pelos vasos condutores xilémicos”.

Transformação– “O processo de transformação da água da seiva bruta e do dióxido de carbono em açúcares e oxigénio, nos cloroplastos das células, através da clorofila, quando esta recebe a luz do sol”.

Distribuição– “A distribuição da seiva elaborada por toda a planta, através dos vasos floémicos.”

Publicado por Fabiano
Revisado em 14/04/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar