Normas e Regras da ABNT para capas de Trabalho

Quando você ingressa em uma universidade e é obrigado(a) a lidar com trabalhos acadêmicos, é evidente que algumas normas são respeitadas.

Não é de hoje que a grande maioria das pessoas acaba tendo certa dificuldade na hora de conhecer certas normas e deixar todos os trabalhos de maneira organizada dentro do que é academicamente proposto, assim, é evidente que estudar um pouco mais estas normas se torna uma obrigação.

Por isso, conhecer algumas normas e regras da ABNT para capas de trabalho é algo fundamental para você que está ingressando agora neste meio acadêmico e não quer fazer feio, afinal, é extremamente necessário que você se abra para novas experiências e compartilhe o conhecimento das normas ABNT.

Normas e Regras da ABNT para capas de Trabalho

O Que são Normas da ABNT?

A sigla ABNT nada mais é do que a abreviação para o termo “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, ela tem como objetivo a normalização dos trabalhos técnicos e acadêmicos do Brasil, fornecendo todo o tipo de base necessária do desenvolvimento na comunicação acadêmica nacional. Ela é uma entidade privada, que não possui nenhum tipo de fins lucrativos e é reconhecida como único Foto Nacional de Normalização. Este reconhecimento é comprovado através da Resolução n.º 07 do CRNMETRO, da data de 24.08.1992.

Além de ser uma normalizadora de escritas e trabalhos acadêmicos e técnicos no Brasil, a ABNT ainda representa o nosso país diante de algumas entidades internacionais, tais como:

1- ISO: Internacional Organization for Standardization;
2- IEC: Internacional Electrotechnical Commission;

Ela também representa a normalização de alguns órgãos regionais que envolvem parte do nosso continente como um todo, tais como:

1- COPANT: Comissão Panamericana de Normas Técnicas;
2- AMN: Associação MERCOSUL de Normalização;

Normas e Regras da ABNT para capas de Trabalho

Normas e Regras para Capas da ABNT

1- No topo da capa de seu trabalho, você deverá colocar de modo centralizado, о nome da sua instituição de ensino е а sigla cаsо а tenha (negrito é normalmente solicitado neste item).
Normas e Regras da ABNT para capas de Trabalho

2- Logo еm sеguidа, você deverá dar 3 parágrafos abaixo, ou seja, 3 espaçamentos e colocar о nome do autor. (Normalmente todo em maiúscula)
Normas e Regras da ABNT para capas de Trabalho

3- Agora nо centro da capa, você irá escrever о título do seu trabalho, normalmente todo em negrito e em letras maiúscula.
Normas e Regras da ABNT para capas de Trabalho

4- Logo abaixo do titulo, caso houver algum, escreva o subtítulo. Normalmente sem negrito e todo em maiúscula.
Normas e Regras da ABNT para capas de Trabalho

5- Nо final da página, nаs últіmаs duas linhas dа folha de sua capa, centralize o texto e escreva na primeira linha o local a sua cidade e o seu estado atual, e na segunda linha a data que, na maioria das vezes, contém somente o ano.
Normas e Regras da ABNT para capas de Trabalho

Importância da Padronização

Este meio de padronizar alguns trabalhos e suas capas é justamente para que todos possam se comunicar de uma forma única, ou seja, poder ler de fato o que há de produtivo nos trabalhos e conhecer mais o decorrer de todas as apresentações possíveis.

Normas e Regras da ABNT para capas de Trabalho

Faça o Download de um Modelo

É sempre importante se atualizar quanto as normas técnicas, tais como as da capa de trabalho que foram mostradas acima, este tipo de norma pode facilitar a leitura de seu trabalho e a compreensão por uma bancada de analisadores. Por isso, você pode fazer o download no link abaixo e obter um modelo de capa no formato ABNT.

MODELO DE CAPA DA ABNT DOWNLOAD

Viu só como é fácil? Agora é só você fazer na prática e não deixar de se "apegar" a estas normas, que estarão presentes por muito tempo na sua vida acadêmica.

Publicado por Thiago
Revisado em 06/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar