Modelo de Carta de Autorização

As cartas de autorização são bem simples de se fazer e você pode fazer isso com facilidade no conforto de sua casa, veja dicas.

Uma carta de autorização é um documento a fim de comprovar que você está ciente de algum ato que outra pessoa realizará em seu nome. Nada mais é do que uma autorização em escrito, deixando-se responsável pelas consequências de tal ato, ou dependendo de qual for o motivo, até mesmo pela pessoa.

Este modelo de carta é muito comum nas escolas, por exemplo, quando através de bilhetes você autoriza a participação de seu filho, que é seu dependente, em alguma atividade. Não apenas na escola, mas as cartas de autorização são documentos muito frequentes para quem possui filhos, qualquer outra pessoa ou ser vivo pelo qual seja dependente.

As cartas de autorização também são muito usadas em empresas, onde é preciso autorizar que outra pessoa realize uma compra em nome da empresa ou circule por aí no carro da mesma, por exemplo. Este tipo de carta parece ser simples de ser elaborada, porém exige conhecimento, o texto, por exemplo, deve estar objetivo e sem erros gramaticais. Em alguns casos é necessário que tenha firma reconhecida em cartório.

Modelos de Cartas de Autorização

Apesar de possuírem, em grande parte das vezes os mesmo princípios, as cartas de autorização nem sempre seguem o mesmo modelo. Veja abaixo alguns modelos.

Compra ou retirada de produtos em nome de outra pessoa ou empresa

Opção 1

Eu, (nome), inscrito no CPF sob o nº. (informar) e no RG nº. (informar), residente e domiciliado à (endereço), autorizo o Senhor (nome de quem está sendo autorizado), inscrito no CPF sob o nº. (informar) e no RG nº. (informar), a retirar em meu nome os materiais adquiridos por meio da nota fiscal nº. XXXX, na (nome da empresa).
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome)

Opção 2

Eu (nome), RG sob o nº. (informar), CPF sob o nº. (informar).venho por meio desta autorizar que (nome da pessoa autorizada) RG sob o nº. (informar), sendo minha (meu)(escreva o grau de parentesco da pessoa), retire o(a)(s) (informar o que é para ser retirado e o local onde será retirado).
Desde já, a partir daqui assumo todos as responsabilidades referentes a retirada do(a)(s)
Sem mais, Agradeço
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome)

Autorização para escola dos filhos

Eu (nome), RG sob o nº. (informar), CPF sob o nº. (informar). Venho por meio desta autorizar (nome da criança), a fazer o passeio com a escola no(a) (informar o local do passeio) estando ciente do lugar, horário e dia.
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome)

Aproveite as dicas e modelos para se inspirar e criar suas próprias cartas de autorização, lembre-se que por mais simples que pareça este tipo de documento exige atenção e certa burocracia, certifique-se quanto aos números dos documentos, corrija possíveis erros gramaticais e principalmente seja objetivo, deixando óbvio e evidente do que se trata. Ao final da carta não esqueça a assinatura, afinal de nada valeria o documento sem o mesmo.

Se necessário encaminhe o documento ao cartório mais próximo para maior credibilidade.

Acesse o canal do Portal ZUN no Youtube e veja dicas de como montar um modelo de carta formal e informal:

Publicado por Fabiano
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • cláudia

    28/03/17

    Como posso escrever uma declaração de assumência de batismo de filhos
    responder
  • hildegue

    01/02/14

    Como posso fase uma carta de autorizaçâo , e qual seria a melhor escrita .
    responder
  • elane

    05/01/14

    Como faço uma autorização para meu marido retira uma placa de moto que está no meu nome
    responder

Comentar