Fungos Características, Benefícios, Fotos e Tipos Fungos

Os fungos são seres vivos pertencentes ao reino Fungi e possuem características próprias e alguns benefícios para nós seres humanos.

Fungos, Características, Benefícios, Fotos e Tipos Fungos

Características gerais dos fungos

Esses seres vivos já foram classificados durante muito tempo como plantas, porém a partir do ano de 1969 os estudos se aprofundaram e foi criado um reino a parte para eles, chamado Reino Fungi.

fotos de fungo

Os fungos apresentam várias características próprias que são capazes de diferenciá-los das plantas, que são ausência de celulose em suas paredes celulares, não fazem síntese de clorofila e apresentam algumas substâncias de quitina na parede da maioria de suas espécies, isso, juntamente com sua capacidade de depositar glicogênio, podem assemelhar esses seres vivos aos animais.

Os fungos são eucarióticos, ou seja, possuem célula com núcleo e em seu citoplasma estão presentes as mitocôndrias e o retículo endoplasmático rugoso, são heterotróficos, ou seja, não fabricam o seu próprio alimento e a alimentação desses seres é feita através da decomposição de matéria orgânica morta nos fungos saprofíticos ou decomposição da matéria orgânica viva nos fungos parasitários.

O ambiente desses animais pode ser o solo, a água, vegetais, animais, no homem e em matéria orgânica morta.

Benefícios e tipos de fungos

Benefícios e tipos de fungos

Os fungos apresentam muitos benefícios para nós seres humanos, em primeiro lugar na alimentação, já que algumas espécies de fungos são utilizadas pelo homem nos pratos alimentícios e inclusive possuem muita tradição, como o Champignon e outros.

Outro benefício muito importante dos fungos, é que na segunda guerra mundial, um cientista descobriu que um fungo poderia matar bactérias, isso foi uma grande descoberta e o antibiótico feito foi a Penicilina, que é utilizado até hoje em grande quantidade contra doenças causadas por bactérias.

Champignon fungos

Os fungos são divididos em vários tipos, que são os filos, existem os filos Oomycota, que são os fungos aquáticos, o Filo Chythidiomycota, que são os fungos mais antigos já encontrados, o Filo Zygomycota, que são fungos terrestres, como o bolor negro, o Filo Ascomycota, como o gênero Neurospora, que foi um grande organismo de estudo para a genética, o Filo Basidiomycota, que são os cogumelos, ferrugens e carvões e o Filo Deuteromycota a que pertence os fungos do gênero Penicillium, usados como antibióticos.

Publicado por Fabiano
Revisado em 27/02/2013

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar