Como receber seguro desemprego

O seguro desemprego é um direito de todos os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa, para que consigam estabilizar o orçamento.

Como receber seguro desemprego

Conhecendo o Seguro Desemprego

Para quem ainda não sabe o Seguro Desemprego é um dos direitos trabalhistas, todos os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa tem direito de receber o dinheiro, que pode ser requerido por todo trabalhador que seja dispensado sem justa causa, por suspensão do contrato de trabalho, por pescadores profissionais durante o período proibido da pesca e também por trabalhadores que tenham sido resgatados de trabalhos com condições de escravidão.

Seguro desemprego

É como uma assistência financeira temporária, assim os trabalhadores conseguem administrar o orçamento e pagar suas dívidas com o dinheiro, até que consigam arranjar um novo emprego.

O valor do Seguro Desemprego não é o mesmo para todos, ele varia de acordo com a faixa salarial e conforme a situação financeira da pessoa pode ser pago em até cinco parcelas, ou seja, um tempo mínimo para que o trabalhador consiga se estabilizar em outro emprego.

A instituição financeira responsável pelo pagamento do Seguro Desemprego é a Caixa Econômica Federal, portanto para solicitar o recebimento é preciso comparecer a uma agência próxima com os papéis e documentos exigidos.

Como solicitar o recebimento

Além das agências da Caixa Econômica Federal o dinheiro também pode ser retirado nos CAIXA AQUI, nas Lotéricas e também nos terminais de autoatendimento da instituição financeira, vale lembrar que nessa última opção as parcelas com centavos podem ser pagas.

Os trabalhadores que já possuírem conta na caixa acabam sendo beneficiados, pois os valores são creditados automaticamente em suas contas, todos os meses e não é preciso autorizar que isso aconteça previamente, o que garante muito mais praticidade e conforto.

seguro desemprego

Isso pode ser feito para trabalhadores formais, pescadores e também empregados domésticos que solicitem o benefício. Deve ser feito da Seguinte forma:

1º Passo- Para receber o Seguro Desemprego o trabalhador que for dispensado precisa comparecer nas Delegacias Regionais do Trabalho, no Sistema Nacional de Emprego ou nas Agências credenciadas da Caixa Econômica Federal, com o requerimento, isso deve ser feito do 7º ao 120º dia após a data de demissão.

2º Passo- Ao comparecer é preciso estar com a Comunicação de Dispensa, com o Requerimento do Seguro Desemprego, Documento de Identificação (certidão de nascimento, carteira de identidade, certidão de casamento, carteira nacional de habilitação ou passaporte).

3º Passo- Também é preciso levar o comprovante de inscrição no PIS/PASESP, documento de levantamento dos depósitos no FGTS, CPF e comprovante dos recibos de pagamento para os trabalhadores formais.

4º Passo- Feito isso é preciso esperar para que a análise seja feita e para receber esse benefício, que tem ajudado e muito os trabalhadores brasileiros. Caso tenha dúvidas compareça a uma agência da CAIXA.

Seguro Desemprego

Publicado por Fabiano
Revisado em 03/12/2012

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar