Como funciona a pontuação de notas do ENEM

A pontuação de notas do ENEM causa muitas dúvidas em milhões de pessoas que precisam conseguir um lugar dentro de das universidades.

Enem

Não é de hoje que a pontuação e o método de avaliar as provas confundem milhões de candidatos que influenciam suas rotinas dentro dos planos de carreira universitária, assim, quando sai a nota, muitos acham injusta, outros desacreditam, mas de qualquer forma possuem suas qualificações.

Então, para desmistificar de vez estes receios, você deve entender como funciona a pontuação de notas do ENEM, pois, só entendendo estes meios de avaliação para você ter a tranquilidade na hora de escolher a faculdade pelo programa Sisu ou pelo Prouni.

A pontuação do Enem

A pontuação do ENEM consiste basicamente na distribuição de áreas analisadas durante a prova divida pela quantidade de matérias feitas e distribuindo os pesos entre questões fáceis, médias e difíceis. Assim, você consegue ter uma média de cada uma das matérias que estudou com um resultado médio de acertos.

A nota é feita para medir o grau de conhecimentos que os alunos exerceram na prova, com a variação de 200 pontos à 800 pontos. O meio da régua é o 500 pontos que corresponde à média de acertos médios de todos os alunos naquela matéria, ou seja, não tira 500 que acertou metade das perguntas, mas sim, quem acertou a mesma quantidade que a maioria.

Então, cada 100 pontos é correspondente da diferenciação média para cima ou para baixo dependendo da quantidade que o aluno acertou, fazendo com que a média final seja o balanço entre questões difíceis e fáceis no seu rendimento.

A nota final

Enem 2

A média final da nota do ENEM é obtida através de uma soma simples entre todos os pontos e dividir tudo por 5. Porém, não se alegre muito com isso dependendo da faculdade que você se inscrever pelo Sisu ou pelo Prouni, pois, em alguns cursos, há pesos diferentes para a quantidade de pontos.

Assim, se você se inscreve para uma faculdade de Exatas (Engenharia, Matemática, Química, Física, etc), você pega esta nota que tirou na área de “Matemática e Suas Tecnologias”, coloca na soma e divide por seis.

E a nota da redação?

A nota de redação é avaliada em 200 pontos para cada um dos seguintes quesitos:

1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2- Compreensão da proposta de redação;
3- Seleção e organização das informações;
4- Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5- Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Publicado por Fabiano
Revisado em 06/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • taylle

    16/05/17

    Saber se estou comfirmada na inscrição do e nem
    responder
  • conceição neves

    09/01/16

    A equipe responsável pelo resultado do enem, peço que por gentileza enviar o meu resultado, fica no aguardo e desde de já agradecendo a atenção
    responder
  • conceição neves

    09/01/16

    Por favor enviem o meu resultado, por gentileza se possível, agradecida
    responder
  • conceição neves

    09/01/16

    Só preciso que digam se fui aprovada ou não
    responder

Comentar