Alimentação dos índios

Os índios tem costumes diferentes das pessoas que vivem na zona urbana, porém algo muito bonito, eles vivem em um lindo contato com a natureza.

Quando falamos nos índios, estamos falando da memória viva da criação do nosso país, e não podemos também deixar de citar aqui que a alimentação dos índios por muitas vezes foi e é até hoje considerada essencial para o nosso sustento do dia-a-dia, pois eles utilizam produtos naturais tais como mandioca, batata, milho e arroz em suas receitas, o que são nutrientes indispensáveis para a nossa saúde. Essa alimentação, que faz parte da cultura dos índios deveria ser levada em diante, pois hoje muitas famílias acabam-se nos fast food da vida.

Alimentação dos Indios

Alimentos no Brasil

Como nosso país é tropical, grande parte dos alimentos que nascem aqui são extremamente saudáveis, o que faz da alimentação dos índios, uma das formas mais saudáveis de nutrição, pois sem consumir nada industrializado, eles acabam utilizando da natureza para tirar seu sustento, no caso, aves, peixes, frutas, leguminosas, verduras e pequenas caças, ou também grandes caças como no caso os animais da floresta, cotias, capivaras, entre outros mais.

Alimentos de indos

Alimentação dos Índios

A alimentação dos índios caracteriza-se muito pela utilização de farinha em diversas receitas, como no caso da tapioca, e também o próprio preparo da farinha que deriva da mandioca, feita pelas índias que usam todo o material retirado da roça e da floresta pelos índios, e muito raramente são utilizados ingredientes como o leite, e o óleo nas bases da alimentação indígena brasileira.

A alimentação dos índios é a mesma desde que os portugueses chegaram ao nosso país em 1500, onde os índios eram quem mandava por aqui e sua economia girava em torno da venda e trocas de alimentos entre as tribos e não havia também problemas financeiros, pois as roupas, calçados, comidas e o lar eram todos tirados da natureza.

Como é Feito

A alimentação indígena é feita a partir do próprio alimento que é plantado e cultivado por eles mesmo, sendo assim, são somente alimentos saudáveis e também alimentos que não trazem nenhum tipo de conservantes ou agrotóxicos, pois o plantio dos mesmos é feito totalmente manualmente pelos homens donos das tribos.

Alguns Alimentos

Dentre as comidas que hoje nos fazem o uso diariamente e que possuem grande influencia da culinária indígena estão:

Farinha de mandioca

Farinha de Mandioca

Um pouco sobre: Mantém os ossos saudáveis, possui uma excelente fonte de fibras que ajuda o funcionamento do intestino, rico em amido.

Frutas

Frutas

Um pouco sobre: As frutas fazem bem para qualquer ser humano, pois possuem vitaminas importantes para o corpo.

Tapioca

 Tapioca ou Biju

Um pouco sobre: Tem uma grande importância no bem estar da pessoa e você também pode preparar uma boa tapioca de diversas formas.

Pirão

Pirão

Um pouco sobre: Esse prato é conhecido no Brasil e na Angola, pode ser feito para fazer diversos pratos deliciosos e é muito usado pelos índios.
Mandioca

Mandioca em diversas receitas

Um pouco sobre: Com a mandioca os índios conseguem fazer várias receitas como sopa, mandioca cozida, entre outros pratos.
Carne vermelha

Carne de animais que eles caçam nas florestas

Um pouco sobre: A carne é fonte de proteína e são essenciais para os índios, além de poder fazer diferentes pratos usando a carne de animais da mata.

Pamonha

Pamonha

Um pouco sobre: Feita do milho é um alimento saudável e muito bom que os índios podem preparar com facilidade na floresta.

Verduras

Verduras

Um pouco sobre: Na maioria das vezes eles possuem sua própria plantação e assim conseguem plantar os alimentos que vão comer.

Fuba

Fubá

Um pouco sobre: Com o fubá é possível fazer soba, bolo, entre outros alimentos.

Castanha

Castanhas

Um pouco sobre: Rica em gordura boa, faz muito bem para que os índios tenham um pouco de boa gordura em sua alimentação.

Publicado por Fabiano
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar