Tirar registro de certidão de nascimento

Tirar registro de certidão de nascimento

Todos sabem que a certidão de nascimento é um documento muito importante para os brasileiros, pois é uma maneira de registrar a pessoa como sendo uma parte da sociedade. A certidão de nascimento é o primeiro documento do cidadão e é com ele que daremos entrada em outros documentos, como RG, CPF, entre outros. Também usamos a certidão para dar entrada em escolas, para tirar o titulo de eleitor, para abrir alguma conta no banco, entre outros.


                     

Portanto a certidão é necessária para qualquer brasileiro. Para obter a certidão de nascimento não tem idade, mas o ideal é que os pais já registrem a criança logo após o nascimento, ainda há muitas pessoas adultas que não tem nenhum documento, mas é devido ao fato da maioria ter nascido em sítios e em famílias com vários filhos e também pela falta de informação ou pela dificuldade que estas pessoas tinham para ir até um cartório registrar seus filhos, mas ainda dá para tirar a certidão, basta ir até um Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do lugar onde a pessoa nasceu ou onde reside, isso vale também para os bebes recém nascidos.

A primeira via é gratuita, e se no caso for a segunda e a pessoa conseguir provar que não pode pagar a taxa de emissão também será gratuita.
O ideal é que os pais registrem o bebe num prazo de até 15 dias depois do nascimento, mas assim como já foi dito, a certidão pode ser retirada a qualquer idade só que a partir dos 12 anos é necessária a presença de duas testemunhas maiores de 18 anos para provar que conhecem a pessoa que está pedindo a emissão do documento.
Para retirar a certidão é necessário que os pais que são casados levem os itens abaixo:
Via de declaração de nascido vivo (DNV) fornecida pela maternidade ou hospital
Certidão de casamento
Documento de identificação (RG ou certidão de nascimento de ambos).

Para os pais que não são casados os documentos são:
Via de declaração de nascido vivo (DNV) fornecida pela maternidade ou hospital
Documento de identificação (RG ou certidão de nascimento de ambos).
Se o pai não puder comparecer ao cartório no dia do registro ele deve fazer uma declaração com firma reconhecida para autorizar o registro da criança em seu nome, caso a mãe da criança não tiver essa declaração, não poderá registrar o bebe no nome do pai, somente em seu nome e depois o pai deve comparecer ao cartório para dar o seu nome à criança seja espontaneamente ou conforme a determinação judicial.

Para mais informações exatas sobre a retirada do registro de nascimento procure o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e tire todas as suas duvidas sobre o assunto, mas não se esqueça de registrar o seu filho.

0 voto



Fabiano
06/05/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página