Tabelinha para não engravidar

A tabelinha já foi muito utilizada para se evitar uma gravidez indesejada, porém não é um método totalmente seguro em muitos casos.

A tabelinha é um método muito usado entre mulheres que acreditam que ele seja eficaz.

A tabelinha como contraceptivo

Antes de existirem os inúmeros métodos contraceptivos que conhecemos hoje, a tabelinha era o único meio de se evitar uma gravidez indesejada. Atualmente, com a evolução da medicina, muitos medicamentos e métodos foram desenvolvidos para servirem como contraceptivo muito mais seguros e eficientes como é o caso das pílulas anticoncepcionais, camisinha masculina e feminina, DIU, injeções e adesivos hormonais e implantes subcutâneos de hormônio.


                     

Tabela periodo Fértil

A tabelinha então passou a servir como ferramenta para auxiliar a mulher que quer engravidar, já que através dela é possível saber qual o período fértil de um ciclo menstrual e é nesse período que ocorre a gravidez.

Além de não ser seguro para evitar a gravidez, o método da tabelinha também deixa a desejar quando existe a intenção de se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis. Quando, além de evitar a gravidez, existir a preocupação da prevenção de doenças, o melhor método a ser utilizado é o da velha e conhecida camisinha.

Como funciona a tabelinha?

Tabelinha para evitar gravidez

A tabelinha funciona como um contador de dias férteis e inférteis. Para uma mulher de ciclo regulado, normalmente que tem de 28 a 30 dias, é bem simples realizar a contagem através da tabelinha.

O período fértil geralmente corresponde ao meio do ciclo, ou seja, do 10º ao 19º dia. Para saber qual é o dia certo, basta iniciar a contagem a partir do primeiro dia de menstruação.

Anticoncepcional

Para que seja funcional, deve-se respeitar o período fértil para evitar a gravidez, ou seja, não ter relações sexuais sem prevenção entre o 10º e 19º dias do ciclo.

Nos outros dias considera-se período infertil, com menor probalidade de engravidar. Mas lembre-se de que cada organismo funciona à sua maneira e por isso mesmo o método da tabelinha não é 100 % seguro, e mesmo que você não esteja em seu período fértil, pode correr o risco de engravidar.
E se o assunto também for a saúde, nunca faça sexo sem camisinha!

1 voto



Fabiano
06/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. tenho 37 anos, tenho uma filha de 4 anos, e gostaria de engravidar novamente,
    mas tenho uma trompa enterroupida e o utero virado, tenho como engravidar dinovo? meu sonho e ter pelomenos doia filhos. agardo resposta
    obrigada…

    eliete
    07/02/12 às 2:02 pm