Tabelas e preços do IPVA 2009

O IPVA é uma conta que todos os anos quem tem automóvel têm que pagar. Confira a tabela e veja os preços que estão em 2009.

Tabelas e preços do IPVA 2009

Imposto sobre a propriedade de veículos automotores ou simplesmente IPVA, é um imposto cobrado anualmente por todos os veículos que circulam no Brasil, veículos cujo ano de fabricação não seja menor do que 20 anos em relação ao ano atual, por exemplo, um veículo fabricado em 1980, em 2000 foi o último ano que ele pagou este imposto, em 2001 ele está isento de tal cobrança, sendo que em alguns estados, como na Bahia, o ano para isenção é de 15 anos após o ano de fabricação do veículo.


                     

O valor é sempre cobrado em relação ao valor total do veículo, ou seja, quanto mais caro for o carro, maior será o IPVA dele, aumentando assim as taxas para poder ter um carro em dia com a fiscalização de trânsito nacional, sendo que, o valor do IPVA é cobrado sempre no primeiro mês do ano, e este valor pode ser pago a vista, onde o proprietário do veículo receberá um desconto de 10% sobre a taxa, ou então pode ser parcelado em até 3x iguais.

Cada estado tem a sua maneira de cobrar o IPVA de acordo com a lei de trânsito estabelecida por cada estado da nação, sendo que, é relevante a quantidade de automóveis no estado, os prazos e preços cobrados por um automóvel dentro do perímetro do estado e outros impostos mais, que são cobrados anualmente dos motoristas, e, caso o IPVA não seja pago, nada acontecerá ao proprietário do veículo, até quando vencer o licenciamento do carro e então não será possível fazer o licenciamento sem o IPVA em dia.

Os dias para pagamento variam de acordo com o final da placa de cada carro, onde, o final 0 que é o primeiro a ter de pagar, em 2009 é até o dia 13/01 para pagamento em cota única com desconto de 10%, ou até o dia 12/02 para pagamento sem desconto, ou seja, o valor pego será o valor integral. Carros com a placa final 9, que são os últimos a pagar, têm até o dia 24/03 para poder pagar em cota única e com desconto, e até o dia 24/04 para pagamento integral. Para consultar os prazos para parcelamento do IPVA, acesse o site da Receita Federal de seu estado e confira, não marque bobeira, tenha os documentos do seu carro todos em dia.

0 voto



Fabiano
23/01/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook