Sobre a Flor de Lis

A flor de lis possui um significado que muitos não conhecem. Abaixo encontra informações sobre história, sobre a flor em si e outras.

Sobre a Flor de Lis

As flores existem de diversos modelos, cores e formas. A flor de Lis é uma delas, sendo muito chamativa pela sua forma. Ela faz parte de um símbolo da França, mas ao longo do período republicano ela não foi muito lembrada. O significado da flor é simples: Lis significa Iris ou lírio, mas ele também pode lembrar “Louis” que vem ser lembrado como Luís que foi o primeiro príncipe que utilizou esse símbolo. É um símbolo que está ao lado das figuras: cruz, águia e leão. Para quem não conhece nada sobre a flor veja mais informações e curiosidades abaixo assim ganhando mais conhecimento.

O que ela representa?

Mais sobre sobre a Flor de Lis

Essa flor tem um significado de movimento escoteiro, e como tem três pontas oferece a idéia dos três pilares da promessa escoteira e a sua ponta maior aponta para o norte que é onde sempre o jovem deve ir, para o alto. A sua origem teve a partir cartas náuticas e suas utilizações. Foi uma espécie de rosa dos ventos e sem contar que no século XII também serviu como símbolo da monarquia francesa. Mas ela tem outros significados em diversos meios, como na literatura. Oriunda da Guatemala e México e precisa de sol pleno para ser cultivada. O solo precisa ser arenoso

Flor de lis e literatura

Ela foi citada em muitos livros como é o caso de “O código da Vinci”. O corcunda de Notre Dame foi um livro de ficção que trazia temas místicos e históricos, por este motivo que a flor era utilizada em diversos meios.

Cores da flor de lis

A mensagem da flor de lis que era utilizada antigamente mantinha a cor amarela com o fundo azul. Mas ela existe em muitas outras cores. Veja abaixo.

Flor de Lis Laranja

Flor de Lis Roxa

Música Flor de lis

Há uma música do Djavan que chama Flor de lis e que cita a música. Lembrando que ela é uma das mais escutadas músicas do autor. Veja o trecho e vídeo da música.

“Será, talvez que minha ilusão
Foi dar meu coração com toda força pra essa moça me fazer feliz
E o destino não quis me ver como raiz de uma flor de lis”

Curiosidades

Teve uma época que a flor foi utilizada nas armas da França em 1469. Em muitos brasões ela também foi utilizada e até ficou em grande parte na bandeira da França no ano de 1125 que era um campo semeado destas flores. Alguns historiados dizem que ela foi utilizada até mesmo como emblema da cidade de Florença, na Itália.

18/08/09 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentar