Significado de Quarta-feira de Cinzas

Considerado um feriado de extremo respeito e culturalismo, a Quarta-Feira de Cinzas mexe com os corações dos fieis do mundo inteiro.

Conhecida também como o Dia de Cinzas, a data é responsável pelo sentimentalismo humano.

Feriados

Mesmo existindo tantos feriados no mundo inteiro, o da Quarta-Feira de Cinzas ainda sim é um dos mais respeitados de todos os anos, com um significado diferenciado e cheio de respeito pela mudança de vida e pelo quão vulnerável a vida humana é perto de tudo o que dizemos ser.

Um Feriado para se Pensar

Cinzas

Mais sobre significado de Quarta-feira de Cinzas

Se todo mundo parasse para pensar em cada um dos significados de determinados feriados, certamente a vida não seria tão passageira quanto está sendo nos últimos anos.

Os significados de feriados acabam sendo revelados de acordo com o que há de melhor a ser brindado, ainda mais se tratando de um tema tão forte e tão questionável quanto a vida e a morte humana e de todos os seres vivos, algo que nos deve fazer pensar e aproveitar devidamente o que temos como conceito de pureza e paz espiritual.

A Quarta-Feira de Cinzas é um destes feriados que nos faz parar um pouco para pensar, entender que nem sempre a vida humana deve ser visto como algo tão em vão quanto está sendo nos últimos anos, só assim poderemos dar maior valor a tudo o que temos como bons princípios.

O Significado da Quarta-Feira de Cinzas

Benção das Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas é o feriado que representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, e que também leva a mesma conotação no calendário da comunidade Cristã.

A sua data possui um significado que representa uma mudança e conversão de vida praticamente obrigatórias, é feita também para recordar a passageira vida humana e o quão frágil ela pode ser considerada, sendo sujeita à morte a todos os minutos.

Cinzas em forma de cruz

Um fato curioso desta data é que coincide com a terça-feira de Carnaval, o que leva todos a considerarem como um feriado oficial, além disto, é o primeiro dos 40 dias até que chegue a sexta-feira Santa, também conhecida por ser anterior ao domingo de páscoa.

A origem da data é única e exclusivamente religiosa, neste dia é celebrada tradicionalmente a missa de cinzas, ou seja, as cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima de abençoados ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, é tudo minuciosamente guardado e que faz com que esta data ganhe um significado ainda maior devido ao seu processo de ritual.

Juntamente com estas cinzas é misturada a água benta que forma uma mistura de sentimentos passados com boas vibrações para o futuro, tudo dentro de uma só missa e um só ritual proveniente do cristianismo que já dura mais de 2000 anos.

Sempre em Tradição

De acordo com a sua tradição oficial de todos estes milênios, o celebrante utiliza as cinzas umedecidas para sinalizar uma cruz na fonte de cada fiel, dizendo a seguinte frase pelo padre que está rezando a missa:

- “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Significado de Quarta-feira de Cinzas

28/01/13 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentar