Saiba como é a Redação do Enem

Saiba como é a redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exige uma redação que é feita no segundo dia de avaliação juntamente com a parte de Língua Portuguesa e Matemática. A redação é pedida dissertação argumentativa, e muitos sofrem na hora de colocar as suas ideias no papel. Infelizmente, esta é grande dificuldade dos brasileiros em geral: organizar ideias. Não conseguem ir muito bem a redação juntamente por este motivo. Para fazer a redação do exame é preciso que tenha raciocínio, pois muitas vezes eles jogam temas que abre leques para que você escolha por um assunto e exponhas as ideias. E o que é bem interessante é que um aluno que sabe muito sobre a redação é porque conhece as diversas disciplinas, já que a redação também pedirá conhecimento.


                     

Os pontos que se devem levar em consideração para fazer a redação são os abaixo.

A competência que é referida ao uso da linguagem da norma culta padrão da Língua Portuguesa. Quem já conhece as novas regras ortográficas podem usa-las, mostrando ainda mais conhecimento. Na redação são analisados: concordância verbal, nominal, a acentuação, pontuação e ortografia. Estes são conceitos muito importantes para um aluno que deseja expor as suas ideias. É preciso domínio da língua.

O que é chamado de competência II é a hora de saber interpretar o tema e o expor com os seus conceitos. É preciso seguir a risca o tema proposto, pois caso contrário não estará seguindo a competência que se pede. Aqui é necessário que você saiba relacionar o tema proposto com os conceitos que você dará.

A temática da redação é o próximo aspecto. Você deve dar um argumento consistente para que as pessoas leiam e gostem do seu texto. Quando o argumento utilizado é exposto da maneira certa a sua redação ganha pontos positivos. Geralmente os temas mais abordados pelo ENEM são temas como violência, educação, economia, problemas sociais e política.

Os valores humanos são levados em consideração. Quando se tem um tema onde você consegue apresentar leis que favorecem o ser humano também leva pontos positivos. O desenvolver da redação é o mais importante dos fatores, que é a ordem de organizar. Apresente as propostas com algum sentido e desta forma você conseguirá um bom desempenho.

A ordem por escolher fazer a redação antes ou depois das outras disciplinas fica a seu critério.

0 voto



Fabiano
19/05/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Ola , eu queria saber , como é a redação do Enen … e os temas mais abordados!

    amanda vieira
    30/03/11 às 8:39 pm
  2. Quem redijiu este texto sobre “Redação” certamente não manda muito bem em redação. Gostaria de sugerir ao site que incrementem o texto, empregando mais coesão ao mesmo e façam também uma revisão gramatical-ortográfica. Como pode um texto que fala sobre a Redação do ENEM estar recheado de erros de pontução e vícios de linguagem? Sem falar que as informações estão fracas perante para a magnetude de um exame como este.

    Amanda
    25/10/10 às 10:33 pm
  3. Gostaria de saber se o assunto será em relação a crise no Brasil e no mundo?…

    Antonio Jose Barbosa
    19/06/09 às 9:06 pm

X
Curta a página