Redação do ENEM 2009

O ENEM sempre exige de seus participantes, sempre com o objetivo de estimular a crítica quase sempre a cerca de problemas sociais.

Redação do enem2009

Escrever uma boa redação nos dias atuais está sendo uma tarefa cada vez mais difícil. Isso porque todos os vestibulares e concursos estão exigindo mais competências dos alunos e pessoas que fazem concursos. Com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não poderia ser diferente. As redações ficam mais complexas devido a interpretação que o estudante precisa ter para concluí-la.


                     

Redação do ano de 2009

A redação em si já é sempre muito complexa, mas quando trata-se de seres humanos e suas ações tudo fica ainda mais completo, com muitos argumentos, os quais são necessários para uma dissertação. O tema da redação deste ano foi ética e corrupção. Para que os alunos pudessem ter uma idéia com o título “O indivíduo frente à ética nacional”.

Gravura dada pelo ENEM

Para que os alunos pudessem ter um entendimento maior foi dada uma gravura de Millôr Fernandes que trazia a pergunta “Qual é o efeito em nós do eles são todos corruptos?”. Isso ajudou milhões de estudantes a entender mais o que deveriam colocar em sua folha de rascunho, e, posteriormente, na folha oficial.

Maior objetivo do exame em sua redação

Ela é a parte da prova que mostra o aluno como um cidadão, fazendo com que ele exponha idéias e construa argumentos verídicos que sejam proveitosos. E ao final é preciso mostrar soluções para que o problema seja solucionado. É preciso mostrar o ponto de vista e no caso de 2009 respeitar os direitos humanos e apresentando uma proposta que visa a ação social.

Resultado da redação 2009

É possível conferir o resultado desta redação através do site Educação Terra. Ela foi feita por professores do sistema de ensino da escola COC.

Para os próximos anos

Ao longo da história ocorrem muitas coisas das quais os profissionais poderão tomar partido. Em muitos casos eles procuram colocar situações que deixem que o aluno mostre uma linha do tempo, como é o caso do mundo árabe que é uma história de anos, porém somente agora ocorreu o confronto. Temas sobre política são dados em muitos casos também. E até mesmo temas relacionados a escritores, assim podendo relacionar obras, e métodos que ache melhor para ganhar pontuação em sua redação, mas sem com competência, habilidade, e de acordo com a norma culta padrão da língua portuguesa.

0 voto



Fabiano
14/07/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página