O que é Hepatite C

Uma das formas mais graves de infecção do fígado, a hepatite C é transmitida por vírus e pode levar a morte se não cuidar a tempo.

Tratamento da hepatite C

O vírus e a transmissão

A hepatite C é uma doença infecciosa grave, que acomete o fígado, órgão vital para o funcionamento do organismo. A doença é causada através da transmissão de um vírus, o VHC – Vírus da Hepatite C.

         

doar sangue, doação de sangueO vírus pode ser transmitido através de transfusão de sangue (antes de 1990, muitos casos foram detectados por esta via de transmissão), transplante de órgãos, utilização de agulhas infectadas em ocasiões como hemodiálise, uso de drogas injetáveis, administração de substâncias ou medicamentos intravenosos, tatuagens, piercings, ou outras formas de contato com sangue contaminado.

Atualmente todos os órgãos de saúde fiscalizam os lugares onde há utilização de agulhas, como clínicas, estúdios de tatuagem e farmácias, mas nem sempre esta fiscalização é eficiente e ainda existem lugares que não utilizam agulhas descartáveis.

Portanto, se um dia necessitar de qualquer procedimento onde serão usadas agulhas, certifique-se de que as mesmas são descartáveis e estão devidamente esterilizadas.

Medicamneto hepatite C

Diagnóstico e tratamento

A evolução do vírus da hepatite C é bastante lento, o que leva na maioria dos casos a um diagnóstico tardio, ou seja, o indivíduo passa muitos anos com a doença sem se dar conta que a tem, pois, inicialmente ela não apresenta sintomas consideráveis.

como cuidr da hepatita CPor esse motivo, a doença é considerada crônica e quando é descoberta, já levou o fígado a desenvolver outras doenças graves, como cirrose ou câncer, causando um número grande de mortes. Não existe vacina contra o vírus da hepatite C e o diagnóstico é confirmado através de exame de sangue, capaz de detectar os anticorpos que estão atacando o vírus.

O tratamento é feito através da combinação de proteínas sintéticas que evitam que as células do vírus se multipliquem, porém é bastante demorado até ser possível eliminar totalmente o vírus do sangue, e durante o tratamento, alguns efeitos colaterais podem ser observados como: falta de apetite, dores musculares, dores de cabeça, o que a longo prazo, debilitam o paciente. A melhor forma de se evitar a doença é através da prevenção, fique atento e cuide-se.

0 voto



Fabiano
03/02/12
Tags:



Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. sou portadora do hcv.a contagem viral nao esta muito alta;por isso, o medico acha q nao precisa tratamento.mas quero livrarme desse viros o mais rapido possivel. aonde cosigo tratamento.

    susy
    04/06/12 às 10:11 pm

X
Curta a página