Modelos de Ofício de Requerimento

Pedir informações, propor acordos e solicitar seus interesses formalmente é algo que pode ser de suma importância na sua vida pessoal.

Entrega oficio

O Que é um Ofício em Geral?

Entrega de oficio

Existem milhares de documentos que podem nos incluir formalmente diante de um pedido ou de uma solicitação de algo que é de direito, nem sempre sabemos como nos comportar diante de uma solicitação para uma empresa ou uma carta que seja mandada para alguém muito importante, isto tudo pode fazer a diferença ao longo dos anos e dar espaço nos demais acontecimentos da vida.

Com isto, temos que o ofício é um documento enviado a uma pessoa física ou jurídica com a intenção de comunicar algo ou fazer um pedido formal, assim, a autoridade que ler o documento terá a informação completa de quem escreve e sobre suas intenções.

Desde o início é bom saber que existem modelos prontos para isto, que facilita bastante a formalidade deste feito, porém, deve-se entender as numerações, tipos de ofícios a se mandar e não se bagunçar com as abreviaturas que aparecem ao longo da escrita.

Como é um Pedido no Ofício?

O pedido no ofício deve ser algo bem óbvio, não fuja muito do tema e fale diretamente o que deseja, afinal, é melhor escrever três linhas de algo concreto e contundente do que escrever 20 linhas e não falar nada diretamente sobre o que se pede.

Oficio de requerimento

Você deve escolher bem o que há de melhor no pedido, enfatize de forma formal o seu desejo e peça, com boa escrita de educação, que seja atendido, assim, o remetente terá um mínimo prazer de transformar o seu pedido em uma ordem.

Direcionar perfeitamente o pedido para a pessoa é algo que se tornou fundamental nos ofícios, você deve saber as abreviaturas como: Vossa Excelência (V. Ex.ª), Vossa Santidade (V.S.), Vossa Reverendíssima (V. Revma) ou o mais comum Doutor (Dr.) e Doutora (Dra).

O pedido deve ser feito por extenso, ou seja, a mão, lembrando sempre que os pronomes de tratamento devem ser escritos de forma minúscula e, quando houver abreviação, deverá sempre ser a primeira letra como maiúscula.

O pedido deverá conter o escrito “Ofício nº00’/2012” se for uma pessoa física ou sem nenhuma representante empresarial, isto tudo somará no reconhecimento do remetente.

Modelo de Ofício de Requerimento

O modelo de Ofício de requerimento é baseado no trecho abaixo, nele você pode incluir ou subtrair informações, no entanto, estas são as mais básicas referentes à formalidade exigida.

Eu, (seu nome completo), brasileira (o), (estado civil opcional) , inscrito (a) no CPF (número completo do seu CPF), (endereço também opcional), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Senhoria (utilize o pronome de tratamento de acordo com as coordenadas acima) (sua solicitação descrita) com a finalidade de (descreva o que se deve ser pedido).
Desde já agradeço

Atenciosamente;

_____________________________________
(Sua assinatura na linha e seu nome completo)

Requerimento

Modelo de oficio de requerimento

Saiba mais sobre Ofícios

26/12/12 por Fabiano

Tags: , ,

   

Mais informações por email

Comentar