Literatura Brasileira

A literatura brasileira é marcada por alguns períodos e cada um deles tem alguns artistas que são lembrados ate os dias de hoje.

Se interessar pela literatura brasileira é muito importante para todas as pessoas e se você esta a o procura de informações dessa época conheça um pouco mais.

Literatura

A literatura brasileira é marcada pelas escolas literárias e cada uma delas traz um momento diferente e de extrema importância. Para quem não sabe as escolas literárias são Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré – modernismo, Modernismo e Neo – Realismo.

                       

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Quinhentismo no Brasil

Quinhentismo

Começando pelo Quinhentismo que é onde tudo começou no século XVI, essa escola representa a fase inicial da literatura brasileira. Quem se destacou nessa época foi o padre José de Anchieta que escrevia seus poemas, cartas, entre outras e resolveu catequizar os índios, também nessa época temos Pero Vaz de Caminha que escrevia as cartas de Pedro Álvares Cabra, também escreveu um diário com informações do Brasil para serem mandadas a Portugal para informar o rei do que estava se passando na viagem.

Padre Bento Teixeira

Período Barroco

Período Barroco século XVII, essa escola é marcada por conflitos espirituais, ou seja, a oposição do mundo material com o mundo espiritual. Os textos eram escritos destacando a angustia e a oposição desses dois mundos. Os principais autores desse período são Padre Antonio Vieira, Bento Teixeira e Gregório de Matos Guerra. Esses padres são lembrados até os dias de hoje, seus atos nessa época ajudou muito, hoje em dia temos coisas que antes eles lutaram para termos atualmente e por isso são lembrados em vários lugares.

Neoclassicismo ou Arcadismo

Neoclassicismo ou Arcadismo

Neoclassicismo ou Arcadismo século XVIII, é a época em que as abordagens do período barroco são deixados de lado e surgem a razão e o objetivismo. A linguagem que até então era muito complexa foi substituída por uma linguagem mais fácil. Principais escritores da época são Frei José de Santa Rita Durão, Tomas Antonio Gonzaga, Basílio da Gama e Claudio Manoel da Costa.

Poeta Castro Alves

Romantismo

Romantismo século XIX, é marcado pela chegada da família real e pela Independência do Brasil. É período do individualismo, do romance, dos sonhos, do uso de metáforas. Os principais autores dessa época são Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Silva, esses autores já podem ser reconhecidos por muitos, nas escolas são destacados principalmente na matéria de Artes e História.

Escritor Machado de Assis

Realismo

Realismo segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio e os autores aproveitaram para escrever seus textos falando sobre os conflitos e os problemas do ser humano. Os principais autores dessa época são Machado de Assis, Aluisio de Azevedo e Raul Pompéia.

Olavo Bilac

Parnasianismo

Parnasianismo final do século XIX e inicio do século XX, escrevia com uma linguagem mais culta e rebusca, usavam temas mitológicos e faziam uma descrição super detalhada. Os principais autores dessa época foram Vicente de Carvalho, Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correa.

Otavio Bilac tem uma grande importância para o Brasil, ele é o autor que esta na foto a direita, Otavio Bilac é um membro fundador da Academia Brasileira de Letras e também é um poeta consagrado. Ele é conhecido por ter atenção a literatura infantil e também pela participação cívica, ele foi republicano e nacionalista, assim sendo uma pessoa que meresse ser lembrada sempre que o assunto é parnasianismo do Brasil.

Simbolismo no Brasil

Simbolismo

Simbolismo final do século XIX, os poetas dessa época escreviam muito sobre religiosidade, sonhos e morte. Os principais foram Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

Monteiro Lobato

Pré–Modernismo

Pré–Modernismo de 1902 a 1922, é marcado pela busca de valores dos problemas sociais e valores tradicionais, regionalismo, linguagem coloquial e positivismo. Os principais autores Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato também é muito lembrado no pré-modernismo, ele é um dos influentes escritores brasileiros do século XX e suas obras importantes como O Pica pau Amarelo que é bem conhecido entre as crianças no Brasil inteiro.

Oswald de Andrade

Modernismo

Modernismo de 1922 a 1930, como o próprio nome diz, abordava temas do cotidiano, acontecimentos modernos, eram escritos com palavras diretas. Os principais escritores são Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Mario de Andrade e Alcântara Machado.

Literuatura do Brasil

Neo–Realismo

Neo–Realismo de 1930 a 1945, são retomados alguns temas como assuntos religiosos, problemas sócias do país, criticas e denuncias. Os principais autores dessa época são Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes.

Cecília Meireles tem um papel importante na literatura brasileira, ela é uma das vozes líricas mais importantes que o Brasil teve na literatura da Língua Portuguesa e por isso também é muito bem lembrada em assuntos como esse que estamos falando nesse artigo.

Aqui está um pequeno resumo de cada escola que compõe a Literatura Brasileira.

A História da Literatura Brasileira

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabiano
15/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook