Como montar uma associação

Saiba como montar uma associação sem fins lucrativos com as dicas abaixo, desenvolvendo atas e legalizando no cartório.

Como montar uma associação

Montar uma associação não é tão difícil, mas também não é nada fácil, mas é claro que fazendo tudo certo e com perseverança se consegue chegar ao objetivo. Primeiro vamos entender o que é uma associação, ela funciona da união de pessoas singulares ou coletivas com um mesmo objetivo e sem fins lucrativos. Explicaremos melhor nos itens abaixo.

                       

Associação sem fins lucrativos

Uma associação sem fins lucrativos é aquela que não depende do dinheiro de quem usufrui dos serviços por ela prestados e sim da verba do governo ou colaborados e parceiros que disponibilizam em arcar com as despesas geradas pela associação em beneficio da comunidade.

Modelos de associação sem fins lucrativos

Podemos ter uma associação que se disponibiliza para prestar serviços a pessoas com deficiência intelectual tais como a síndrome de down, esquizofrenia, síndrome de Torrente entre outros. Ela pode ser também uma associação para acolher pessoas idosas, ou algo envolvendo a religião. Pode ser para atender pessoas com deficiência física como cadeirantes, mutilados, entre outros. Pode ser para diversas coisas, é só você ter a idéia e fazer com que ela se concretize.

Como dar entrada na documentação para legalizar a associação

A primeira coisa que você tem que fazer é procurar um advogado e montar um estatuto, nesse estatuto deverá estar presente o nome da Associação, o nome do presidente, vice presidente, primeiro e segundo secretario, primeiro e segundo tesoureiro, esses são os cargos básicos, há outros modelos de estatuto que contem mais cargos, enfim depois de montar o estatuto que lembrando que deverá ser depois da reunião para a escolha dos membros é hora de dar entrada no processo de legalização, lembrando que a Associação já deverá estar existindo em algum lugar, poderá ser até dentro de uma casa.

O estatuto irá para o cartório onde será registrado e retirado o CNPJ que é obrigatório mesmo que a associação não seja para fins lucrativos, o CNPJ serve para o controle do fiscal. É importantíssimo que se faça uma ata quando houver reunião, registre o dia, a hora, os presentes e o que foi determinado, pois ata deverá ser registrada juntamente com o estatuto. É um processo que requer tempo, mas com a legalização dá para fazer muita coisa como conseguir parceria e até a ajuda do governo.

1 voto



Fabiano
18/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook