Como Escolher, Limpar e Preparar Um Peixe

Para fazer uma deliciosa receita de peixe é preciso escolher bem o peixe que irá utilizar, limpa-lo e saber o melhor modo de prepara-lo.

O peixe é um dos alimentos mais apreciados, pois além de ser um alimento saudável e delicioso é também um alimento versátil, ou seja, que pode ser utilizado em diversas receitas saborosas. Quem aprecia esse alimento prefere compra-lo já limpo e fatiado por achar tal processo muito trabalhoso, porém não é algo tão difícil assim, sem contar que ao comprar o peixe inteiro garante-se o frescor do alimento.

Se você gosta de receitas de peixe mas tem receio de fazê-las por achar difícil o processo de escolha, limpeza, fatiamento e preparação da mesma não se preocupe, pois neste artigo ensinaremos você como escolher, limpar e a melhor forma de preparar alguns tipos de peixe.

Como Escolher, Limpar e Preparar Um Peixe

A Escolha do Peixe

Para quem não é pescador e não sabe exatamente de onde veio o peixe encontrado no supermercado é preciso ter um olhar crítico na hora de escolher o peixe para o preparo de sua receita, afinal de contas, para que a receita saia como o planejado é preciso que o peixe esteja fresco, algo que só da para saber prestando bastante atenção olhando, sentindo o seu odor e tocando no mesmo.

Como Escolher, Limpar e Preparar Um Peixe

Para saber se o peixe está fresco ou não você deverá pressionar a carne ao longo da espinha e sentir se está bem firme, observar se os seus olhos estão claros, a pele lisa e brilhante e as guelras bem avermelhadas, sentir o seu odor que não deve ser muito forte e desagradável e ver se as escamas não estão escuras e se soltando com facilidade. Após observar tudo isso e ter certeza que o peixe que estará levando para casa é fresco basta apenas limpá-lo e então preparar uma receita deliciosa com o mesmo.

Como Escolher, Limpar e Preparar Um Peixe

Limpeza

Muitas pessoas preferem comprar o peixe já limpo e cortado, pois além de sentirem nojo de limpar o peixe acham o processo um tanto quanto complicado, porém é algo muito simples que pode ser feito rapidamente.

Como Escolher, Limpar e Preparar Um Peixe

Para limpar basta seguir os seguintes passos:

Mais sobre Como Escolher, Limpar e Preparar Um Peixe

1. Primeiramente um corte na região abdominal do mesmo para retirar as suas vísceras e sua espinha.
2. Em seguida lave cuidadosamente o seu interior com água corrente.
3. Se você irá preparar uma receita em que o peixe deverá ser assado, cozido ou frito sem a pele é necessário retirar as barbatanas e as escamas.
4. Para tirar as barbatanas do peixe basta utilizar uma tesoura cortando-as rente a pele e, para retirar as escamas basta utilizar o dorso de uma faca pressionando-a em movimentos do rabo em direção à cabeça.

Como Escolher, Limpar e Preparar Um Peixe

Pronto, o processo de limpeza está concluído, falta apenas escolher o melhor meio de preparo para o seu peixe e assim fazer uma receita saborosa com o mesmo.

Preparo

A maioria dos peixes ficam bons preparados de todos os jeitos, porém alguns ficam mais saborosos se preparados de um jeito específico, por exemplo, o salmão fica mais saboroso se for grelhado, defumado ou assado. A seguir você irá conferir as melhores maneiras de preparar alguns tipos de peixe.

Como Escolher, Limpar e Preparar Um Peixe

Atum: frito, na chapa ou grelhado.
Bagre: frito, grelhado, assado ou cozido
Cavala: assada ou grelhada.
Dourado: na chapa, grelhado ou frito.
Pescada-branca: frita, grelhada, ensopada, assada ou salteada.
Salmão: defumado, grelhado ou assado.
Tainha: assada ou frita.
Carpa: cozida, frita, assada ou empanada
Corvina: preparada no vapor, assada ou grelhada.
Linguado: assado, frito ou cozido.
Pescada-prateada: grelhada, frita ou assada.
Sardinha: marinada, grelhada ou frita.
Tilápia: assada, cozida, grelhada ou frita.
Bacalhau: frito, empanado, ensopado, assado, cozido, ou grelhado.



Mais informações por email.

Comentar sobre Como Escolher, Limpar e Preparar Um Peixe

Destaque

Chá matte leão faz mal?

Chá matte leão faz mal?