Bioma da Amazônia

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, uma grande riqueza natural localizada em parte do nosso país e também é um bioma.

Bioma da Amazônia

O bioma amazônico

A Amazônia é a maior floresta pluvial tropical do mundo, ela está localizada em maior parte no Brasil, nas regiões norte e nordeste. Entre os estados que possuem parte da Amazônia estão o Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Para se ter uma ideia da grandeza da Amazônia o espaço desta floresta ocupa mais de 49% do território brasileiro, ou seja, praticamente a metade de toda a extensão do Brasil, o que nos torna donos de uma biodiversidade incrível.

Bioma da Amazônia 3

Como a extensão da floresta Amazônica é bastante grande e também por ela não se localizar no litoral do país foi possível que ela ficasse preservada, principalmente durante a colonização, já que a Mata Atlântica, localizada no litoral teve quase sua totalidade devastada.

Outro fato que contribuiu para que a Amazônia fosse preservada foi o grande número de rios e igarapés, que dificultam ainda mais o acesso à área de grande diversidade de fauna e flora. Mesmo assim, pelo menos 15% da área total da Amazônia já foi devastado, uma porcentagem que não pode aumentar. Este bioma brasileiro é muito rico e possui espécies únicas de animais e vegetais.

Espécies presentes na Amazônia

Bioma da Amazônia 2

Estão localizadas na Amazônia milhares de espécies animais e vegetais, o que faz com que a floresta seja um enorme abrigo de biodiversidade mundial, além dos animais e vegetais também é possível encontrar inúmeros micro-organismos, rios, a maior reserva de água doce do mundo e muitas outras riquezas.

O relevo não é totalmente plano, há alguns planaltos e diferentes formações. Na Amazônia encontram-se mais de trinta milhões de espécies animais, além das pesquisadas e encontradas ainda há muitas espécies desconhecidas que vivem nas florestas amazônicas.

Bioma da Amazônia 4

Características da Floresta amazônica

Entre os mais conhecidos animais da Amazônia estão os macacos, onças, esquilos, peixes-boi, botos, tamanduás, lagartos, tartarugas, jacarés, serpentes, sapos, peixes, insetos, araras, papagaios, tucanos, periquitos e muitos outros.

Entre as espécies vegetais estão as que se localizam nas matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó, a grande parte é formada por castanheiros-do-pará, palmeiras e vegetação baixa, como os cipós, musgos e vitórias-régias que é um dos grandes símbolos da região amazônica.

Muitos países tem interesse na riqueza e biodiversidade amazônica, por isso nós brasileiros precisamos preservá-la ao máximo e garantir que tudo pertença somente ao nosso país, é preciso principalmente acabar com a extração ilegal de madeira, o tráfico de animais silvestres e a pesca irregular, que infelizmente acontece muito na região.

Como a fiscalização ainda não é suficiente, o melhor é que os próprios moradores e visitantes se conscientizem, para preservar o bioma de maior diversidade do mundo.

Bioma Amazônico

08/01/13 por Fabiano

Tags: ,

   

Mais informações por email

Comentar